Design de Moda Modelagem Costura

Olímpiadas Faculdade da Costura

6 min (tempo estimado de leitura)


A OLIMPIADAS DA FACULDADE DA COSTURA 2021 trata-se de um evento para desenvolver um look completo durante a 1ª Olimpíadas realizada pela Faculdade da Costura, com a proposta de integrar os estudantes, incentivar o trabalho em equipe e exercitar os principais processos de criação e confecção de um produto de moda.

O objetivo central é proporcionar no âmbito acadêmico momentos para a discussão, troca de experiências, prática e intercâmbio dos cursos afins; além de apresentar através da competição, a produção dos futuros profissionais do mercado de moda e costura e angariar roupas para instituições filantrópicas da cidade seguindo os protocolos de segurança.

OLIMPIADAS FACULDADE DA COSTURA 2021

1. DO CONCURSO

Art. 1º A OLIMPIADAS FACULDADE DA COSTURA 2021 será realizado de 18 de junho a 30 de setembro de 2021.

Art. 2º A OLIMPIADAS será constituído de um desafio lançado aos alunos da Faculdade da Costura. Estes deverão desenvolver um look de vestuário completo, conforme o briefing que será apresentado no início da atividade.

Tema definido: “Metamorfose” que seria criar uma peça que se transforme em outra(s).

A moda ética e sustentável está ganhando cada vez mais força e significados, roupas modernas e desejáveis, mas com um design conversível e funcional para mulheres que precisam economizar espaço, tempo, dinheiro e energia. A moda transformável é uma alternativa prática e econômica para mulheres que querem se livrar de armários cheios de roupas, investindo em peças que podem mudar de forma facilmente.

2. DAS VAGAS E DA COMPETIÇÃO DE FORMA POR EQUIPE

Art. 3º O número máximo permitido é de dez (10) equipes, compostas por três (3) alunos regularmente matriculados e/ou alunos formados a partir de 01/09/2020 em algum curso da Faculdade da Costura.

Art. 4º É sugerido que cada integrante possua uma habilidade que totalize enquanto equipe a viabilidade do projeto, desde a pesquisa, criação, croquis com especificações técnicas, modelagem, corte, costura e acabamentos.

Art. 5º Cada equipe deverá eleger um integrante para desempenhar o papel de líder, que responderá por todos.

Art. 6º Além disso, deverão definir um nome criativo para representá-los. Em caso de duplicidade ou mera semelhança, será dada prioridade pela ordem de inscrição, sendo que a outra equipe deverá criar outro nome.

Parágrafo único Substituições de líder ou de algum integrante da equipe deverão ser solicitadas até dia 26 de julho de 2021 de forma presencial com o coordenador do concurso.

3. DAS INSCRIÇÕES:

Art. 7º As inscrições para participar da OLIMPIADAS DA MODA 2021 poderão ser realizadas até dia 24 de julho de 2021, observando os passos a seguir:

l – O líder da equipe deverá fazer a inscrição através do formulário pelo endereço eletrônico - https://forms.gle/oYdr2dkkc4VX8Pk9A

ll – A equipe participante deverá preencher a ficha de inscrição juntamente com os nomes dos alunos da farão parte da equipe, serão 3 (três) alunos por equipe. O não preenchimento da ficha de inscrição de cada participante acarretará a desclassificação da equipe.

lll – Ao receber a comunicação de aceite, a equipe receberá as orientações detalhadas do concurso.

Art. 8º Para participar do concurso OLIMPIADAS DA MODA 2021 o aluno não arcará com nenhum custo de inscrição.

Art. 9º As inscrições serão encerradas no dia 24 de julho de 2021.

Art. 10º As equipes serão anunciadas e poderão participar através de LIVE no instagram da Faculdade da Costura no dia 27 de julho de 2021.

4. DO PROJETO

Art. 11º Cada equipe desenvolverá um look de vestuário completo, conforme o briefing proposto..

Art. 12º É de responsabilidade da equipe a escolha das técnicas para criar o seu look, bem como o uso dos equipamentos disponíveis, para auxiliar nas orientações técnicas estaremos realizando o sorteio dos instrutores para cada equipe. O papel do instrutor será apenas de orientação técnica, o contato com o instrutor deverá ser com horário agendado nas instalações da Faculdade da Costura.

Art. 13º É de responsabilidade da equipe ter pelo menos um integrante que possua domínio no manejo de máquina de costura reta e overlock.

Art. 14º Cada equipe selecionada deverá apresentar um kit básico de materiais para utilização durante o concurso.

Art. 15º Ao final, cada equipe deverá defender o look que foi desenvolvido, podendo mostrar painéis, apresentações audiovisuais e quaisquer outros recursos que considerar pertinentes para justificar as escolhas.

5. DOS MATERIAIS

Art. 16º As equipes terão à sua disposição sob agendamento e disponibilidade um laboratório de costura e modelagem, com bustos para moulage, máquinas de costura doméstica, reta, galoneira, overloque, ferro de passar e mesa de corte.

Art. 17º Toda equipe deve possuir um kit básico de materiais para utilização no decorrer do concurso.

Art. 18º Os itens sugeridos sugeridos para compor o kit de materiais de cada equipe da categoria vestuário são:

I - criação: folhas canson branca 180g, lápis e/ou lapiseira para desenho, borracha, material para pintura;

II - desenvolvimento técnico, produção e acabamentos: réguas, fita métrica, alfinetes, tesoura, agulha, cola, fita adesiva, carretilha, linha, bobina de máquina doméstica e/ou industrial (junto com a sua caixa baixa), aviamentos funcionais (sugestões: zíperes, botões, elásticos, velcro, entretela, etc.) notebook e afins, salientando que estes são de responsabilidade da equipe.

Art. 19º Cada equipe receberá um voucher no valor de R$100,00 ( cem reais) para adquirir tecidos na Tecidos Miramontes, que deverão ser usados na confecção do look.

Art. 20º Cada equipe ao receber o tecido deverá gravar um vídeo relatando os motivos que levaram na escola do tecido e falar um pouco sobre o projeto. O vídeo passará por uma produção e postado nas redes sociais da Faculdade da Costura e do parceiro Tecidos Miramontes.

Parágrafo único. O uso de qualquer tecido que não constem no kit entregue pela organização do evento é fator de desclassificação.

6. DA AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO

Art. 21º A avaliação das propostas serão realizadas pelo coordenador e pela comissão julgadora do briefing.

Art. 22º Os critérios serão principalmente o efeito da produção final, qualidade técnica, criatividade e coerência entre o briefing e o look.

Art. 23º Todos os integrantes receberão certificados de participação, que serão entregues no dia da final que será 08 de outubro de 2021.

Art. 24º As equipes vencedoras receberão troféu, de 1º lugar, 2º lugar e 3º lugar + premiação.

7. SOBRE O CONTEÚDO PRODUZIDO PELOS PARTICIPANTES

Art. 25º Todo e qualquer material, por ventura, transmitido/enviado pelos participantes em razão de sua participação na presente concurso serão de plena e total responsabilidade destes, que responderão exclusivamente por quaisquer prejuízos que sejam causados a terceiros e/ou à(s) promotora(s), cabendo a esta, a seu exclusivo critério e a qualquer momento, cessar a veiculação e excluir do concurso todo e qualquer material que seja considerado ofensivo, ilícito ou inadequado, podendo inclusive a(s) promotora(s), a seu exclusivo critério, cancelar as inscrições dos participantes que enviarem tal material e tomar as medidas legais necessárias.

Art. 26º Quanto aos direitos autorais do conteúdo produzido pelos participantes nessa promoção, os participantes cedem os mesmos à(s) promotora(s), pelo período de 5 (cinco) anos, sem custos financeiros, podendo a(s) promotora(s) utilizá-lo como melhor lhe convir, em todos e quaisquer meios midiáticos que a mesma achar necessários, incluindo, mas não se limitando ao site da(s) promotora(s) e outras mídias.

Art. 27º Vale ressaltar que qualquer esbulho ou prejuízo à direitos de terceiros que por ventura forem verificados nas respostas enviadas pelos participantes para inscrição na presente promoção, é de responsabilidade de cada participante, devendo o mesmo possuir todas as cessões, autorizações e direitos para utilização das respostas na forma prevista neste regulamento

Art. 28º A(s) promotora(s) não será/serão responsável(is) por eventuais conteúdos ofensivos, caluniosos, difamatórios, racistas, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, com linguagem grosseira, obscena ou pornográfica, além de conteúdo com direito patrimonial de autor previamente registrado por terceiros.

Art. 29º Os participantes declaram, desde já, que o conteúdo por ele(s) produzido para participação foi por ele(s) elaborado não contem plágio, cópia, ou outra forma de apropriação de qualquer direito de propriedade intelectual de terceiros.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 30º A Faculdade da Costura se dá ao direito de não preencher todas as vagas oferecidas para as dez (10) equipes.

Art. 31º A participação no Concurso constitui total e incondicional concordância e aceitação do participante ao disposto neste regulamento.

Art. 32º Os participantes, ao inscreverem seus trabalhos, outorgam aos cursos da Faculdade da Costura o direito à reprodução e à divulgação, em qualquer mídia ou meio, dos resultados do Concurso (vídeos, fotos e looks), bem como de suas imagens pessoais, sem que haja qualquer compensação.

Art. 33º Todo e qualquer material produzido durante o evento pertencerá ao Concurso.

Art. 34º Questões não previstas no presente regulamento serão avaliadas pelo Diretor da Faculdade da Costura, pelo coordenador e pela comissão do Evento, e, ao exclusivo critério destas, serão solucionadas, não cabendo qualquer espécie de recurso dessa decisão.

Art. 35º Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail faculdadedacostura@hotmail.com

9. CRITÉRIOS DE JULGAMENTO:

Art. 36º COMPOSIÇÃO MESA JULGADORA: Estaremos convidando para composição da mesa julgadora personalidades e ou profissionais ligados a área da moda e o coordenador do concurso.

a) Criação: Serão adotados como critérios para julgamento dos trabalhos os seus respectivos pesos para avaliação:

- Coerência da roupa ao tema proposto,

- Criatividade,

- Originalidade,

- Contemporaneidade

b) Modelagem: Serão adotados como critérios para julgamento das peças na etapa de modelagem e seus respectivos pesos para avaliação:

- Coerência dos moldes ao descritivo da ficha técnica,

- Informações contidas nas partes do molde e piques necessários,

- Capricho e acabamento na apresentação dos moldes,

- Limpeza e organização do ambiente de trabalho ao longo da atividade ( fotos)

c) Costura: Serão adotados como critérios para julgamento das peças e seus respectivos pesos para avaliação:

- Montagem da peça que corresponda ao desenho e medidas da ficha técnica,

- Qualidade no acabamento e limpeza da peça,

- Caimento da peça pronta,

- Limpeza e organização do ambiente de trabalho ao longo da atividade ( fotos),

- Compromisso com prazos

d) Moda que faz o BEM: Arrecadação de roupas e cobertores para instituição filantrópica a ser divulgada. Serão adotados como critérios para julgamento o maior quantidade em peças de roupas angariada por equipe.

i) O prazo para entrega das roupas é até 30 de setembro, semanalmente estaremos apresentando os resultados de todas equipes.

ii) As equipes que angariarem o maior número de peças de roupas ganharão os seguintes pesos:

10. PROTOCOLOS DE SEGURANÇA:

Art. 37º A Faculdade da Costura vem seguindo os protocolos de segurança:

a) Realizando medição de temperatura de todas as pessoas no momento da chegada da escola,

b) Desinfecção de bolsas dos clientes e alunos,

c) Disponibilizando álcool gel 70% em todos os espaços, especialmente em todos laboratórios de aula,

d) Uso obrigatório de máscaras,

e) Estoque de máscaras para ceder gratuitamente em caso de necessidade,

f) Promover e fiscalizar o uso de máscaras por todos dentro da instituição de ensino

11. DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 38º ENTREGA DO PRÊMIO: Os contemplados receberão seu prêmio seguindo as premiações abaixo:

1º Lugar: Os três integrantes ganharam 1 (uma) bolsa integral em qualquer curso da Faculdade da Costura + troféu do 1º lugar. Os alunos terão até um ano para utilizar.

2º Lugar: Os três integrantes ganharam um desconto de 1 (um) vale desconto no valor de R$ 500,00 ( quinhentos reais) para contratar um novo curso na Faculdade da Costura + troféu do 2º lugar. Os alunos terão até um ano para utilizar.

2º Lugar: Os três integrantes ganharam um desconto de 1 (um) vale desconto no valor de R$ 200,00 ( duzentos reais) para contratar um novo curso na Faculdade da Costura + troféu do 3º lugar. Os alunos terão até um ano para utilizar.

11. NÃO SOU ALUNO E QUERO PARTICIPAR

Art. 39º Não sou aluno e quero participar doando de roupas e cobertores para instituições de caridade e moradores de rua.. Estamos recebendo as doações na Av. Belo Horizonte, 433, Martins, Uberlândia-MG. Mais informações ( 34) 9 9763 8369



Organização:

Logo Faculdade da Costura

Apoio:

Logo Tecidos Miramontes

Enviar Comentário