Modelagem Industrial

O que é Modelagem Plana

2 min (tempo estimado de leitura)

A técnica de modelagem plana é uma das mais utilizadas na confecção de roupas, e para você entender melhor sobre essa técnica, vamos falar sobre alguns conceitos e detalhes nesse artigo.

A técnica mais comum e geralmente a mais utilizada, é a modelagem plana, também é chamada de modelagem bidimensional, muito utilizada no processo de desenvolvimento manual do vestuário.

Consiste em interpretar o modelo (desenho) e fazer um molde base com várias informações e detalhes no papel, ou seja, o vestuário é desenvolvido no papel, bidimensional, para ser usado no corpo que é tridimensional.

Essa técnica também é feita de maneira computadorizada, através de alguns softwares de edição específicos para costura, o sistema CAD e geralmente é mais utilizado para fabricação em escala industrial.

No caso da modelagem tridimensional, também conhecida como moulage, o processo é o contrario, a roupa é desenvolvida com um manequim tridimensional e as informações são passadas para o papel.

O mercado de moda é carente de modelista, profissional essencial na cadeia produtiva, atua diretamente com o estilista, a fim de converter em realidade as criações deles. Esse tipo de profissional responde pela modelagem da criação e coloca em xeque todas as questões adversas ao sucesso da empreitada, como a ergonomia, o caimento do tecido e a própria vestibilidade da peça desenvolvida.

Para fazer uma boa modelagem plana, é importante estar atento a todos os detalhes, pois uma boa modelagem implica em um excelente resultado final.

A Faculdade da Costura está com as matrículas abertas para o curso de Modelagem Geométrica e Interpretação de Modelos, curso completo sobre as medidas, vestibilidade e as transferências de pences, o curso aborda o estudo dos detalhes, como golas e mangas e, em seguida, inicia-se o estudo de saias, blusas, calças e vestidos e macacões.

Fale com a gente, ligue 34 3214 6566 ou nos chame pelo whatsApp 34 9 9763 8369.

Enviar Comentário