Modelagem Industrial

Modelista: entenda o que faz e sua atuação no mercado

4 min (tempo estimado de leitura)

Na confecção, a especialização é essencial para o andamento fluído, do trabalho, e livre de imprevistos. E, entre as etapas mais elementares desse processo, o modelista é uma das peças de maior destaque.

O modelista é o profissional que traduz para o papel os conceitos e criações do estilista. Este dá início ao mecanismo de gestação de uma coleção, mas é aquele que verifica a adequação do modelo inicial ao tecido previsto pelo criador, o caimento de cada peça, a execução prática das idéias do estilista.

A modelista responde a grande parte do planejamento e da execução da peça piloto, sempre acompanhando o desenvolvimento e, também, o alinhamento com as concepções do estilista.

O que faz um modelista?

A modelista é responsável pela elaboração dos moldes, da busca pelo tecido adequado ao modelo e também serve como o ponto de referência para a fabricação da peça piloto do conjunto criativo. Com a aprovação deste elemento experimental, é possível dar sequência à fabricação em massa do figurino. O modelista, portanto, organiza o processo criador do estilista, inclusive orientando-o quando algo não dá certo em sua concepção inicial.

o modelista cuida da elaboração de moldes, da busca pelo tecido adequado ao modelo e também serve como o ponto de referência para a fabricação da peça piloto.

Na foto, em ateliê, uma mulher negra desenvolvendo a modelagem no pape craft.

O papel da Modelista?

Com as pressões que incorrem sobre o mundo da moda, este profissional precisa ter muita calma, talento para lidar com a geometria, já que ele irá atuar quase sempre com réguas e escalas, saber discernir os mais distintos tecidos e caimentos. Neste setor é exigida a perfeição, pois os profissionais trabalham com medidas e proporções. Assim como o estilista, este especialista também deve ser inventivo, pois muitas vezes cabe a ele buscar soluções e ajustes para as idéias ainda imperfeitas do estilista.

Em um mercado onde faltam bons profissionais, há sempre vagas disponíveis para os modelistas, que começam a carreira recebendo por volta de R$ 1.500,00 por uma jornada de oito horas diárias, mas este salário pode atingir até cinco mil reais. Na divisão de tarefas, o trabalho do modelista é essencial; ele nunca atua no segundo plano, ao contrário do que muitos pensam. Ele também deve ser visionário, prevendo o destino da peça concebida pelo estilista.

Ao se ver com o esboço do estilista nas mãos, o modelista visualiza a veste fracionada em diversos elementos – mangas, gola, bolsos, entre outros. Ele reproduz cada um deles no papel e depois corta estas figuras, as quais orientarão, a partir daí, os responsáveis pelo corte e costura.

Como o mercado atua

Nas produções massivas é necessária a intervenção dos profissionais da informática, pois no universo digitalizado todo trabalho em larga escala deve passar pelo computador, o qual, neste caso, reconhece cada formato e também as medidas respectivas, e converte tudo para o processo digital. Atualmente grande parte da modelagem é processada virtualmente, embora algumas nuances ainda requeiram a intervenção manual.

Alguns estilistas realizam também o trabalho de modelagem, quando não há a exigência de uma produção massiva, o que é cada vez mais raro neste campo, pressionado pelos prazos e pelas demandas do mercado da moda. O modelista atua em duas esferas, na modelagem plana e na tridimensional ou moulage, a primeira a ser praticada por este profissional. Neste processo o modelo é montado no próprio corpo ou no manequim. Já a modelagem plana é um requisito da escala industrial.

Faça um curso de Modelagem e Interpretação de Modelos

O mercado da moda é muito exigente. Por outro lado, é crescente a busca por Modelistas profissionais, a Faculdade da Costura oferece o curso de Modelagem Geométrica Plana e Interpretação de Modelos.

O curso da Faculdade da Costura oferece um conteúdo que começa pelo estudo sobre as medidas, vestibilidade e as transferências de pences, o curso aborda o estudo dos detalhes, como golas e mangas e, em seguida, inicia-se o estudo de saias, blusas, calças e vestidos e macacões.

No final do curso, os alunos serão capazes de pôr em prática o ensino de modelagem geométrica, método mais aplicado em confecções e ateliês, pois é o único método que garante um traçado perfeito a partir de medidas tomadas ou de uma tabela industrial.

Você costureira que deseja se tornar um modelista profissional e se preparar para as oportunidades que o mercado da moda está oferecendo, garanta sua participação no curso on-line de Modelagem Plana Feminina da Faculdade da Moda.

Saiba mais, acessando: https://faculdadedamoda.com/

Não pare no Tempo. Desafie-se sempre!

Qual seu sonho como Modelista? Conquistar uma vaga em uma Confecção de uma grande marca? Montar seu próprio negócio?

Enfim, seja qual for seu sonho, um bom modelista, está sempre buscando conhecimento para melhorar suas técnicas de modelagem, nos dias de hoje cada vez mais este tipo de profissional será requisitado pelo mercado, frente ao período de quarentena e pós quarentena muitas pessoas estão iniciando o processo de criação de sua marca, enfim, a demanda está crescente e aumentará ainda mais. Você está preparado para atender esta demanda? Você domina as técnicas de modelagem?

Saiba mais pelo whatsApp: (34) 9.9763 8369 e agende seu atendimento.

Enviar Comentário