dicas Moda

Estamparia Digital: Mercado em franca expansão

3 min (tempo estimado de leitura)

O mercado mundial de estampa digital têxtil, movimentou US$ 1,88 bilhão em 2018, deverá alcançar US$ 3,75 bilhões em 2023, impulsionado pelo consumo que não para de crescer.

Apontada como solução sustentável para o beneficiamento têxtil em substituição aos processos de estamparia convencional (rotativo e plano) e até mesmo ao tingimento - que consomem muita água e energia e geram resíduos no meio ambiente - a tecnologia de impressão digital vem conquistando cada vez mais espaço na indústria têxtil brasileira, tanto de moda quanto decoração.

O mercado de estamparia digital está em franca expansão, contudo o mercado vem tendo dificuldade em encontrar profissionais qualificados, uma oportunidade para quem deseja trabalhar na área ou começar a desenvolver estampas para suas coleções.

Em quais áreas um profissional de estamparia pode atuar?

Este profissional pode atuar com estamparia na indústria de confecções, tecelagens, cerâmica e de papelaria (papel de presente, logotipia, embalagens etc.).

Perfil do Profissional de design de estampa

Criatividade, bom gosto, ter referências e saber entender o cliente. Essas são algumas das características básicas que um profissional de design de estampas precisa ter.

É claro que não é só isso. No entanto essas características são fundamentais para quem realmente deseja investir em um curso e trilhar uma carreira no ramo. O conhecimento e domínio de algumas ferramentas e softwares serão fundamentais no dia-a-dia da profissão, porém as ferramentas são aprendidas e dominadas com a prática, já a vontade e o entendimento de traduzir uma coleção em desenhos são mais intuitivos.

Também é importante dizer que o trabalho de um designer de estampas ultrapassa o mundo fashion. Para incorporar conceitos, tendências e contar histórias através de seus desenhos é importante que o profissional expanda seu conhecimento em história, atualidades, biologia, botânica, literatura, cinema e tantas outras áreas.

Para se qualificar existem diversos cursos e graduações. A Faculdade da Costura oferece o curso de Estamparia Digital, curso de 60 horas, o objetivo principal do curso é possibilitar o aluno entender o processo da estamparia desde interpretar as necessidades de seus clientes ao conhecimento de técnicas e criação dos elementos autorais, desenvolvendo a criatividade na área da Estamparia e Design Têxtil.

São diversos caminhos que você pode escolher para garantir a sua profissionalização. Técnicas de desenho também são muito bem vindas uma vez que uma das formas mais autênticas de iniciar um desenho é pelo papel e depois transferí-lo para a o computador. Ter conhecimento sobre os tecidos, modelagem, história da arte, corte e costura também são importantes. A Faculdade da Costura oferece diversos cursos na área de Design, desde o de Estamparia Digital ao curso de Design de Moda.

Conheça a Faculdade da Costura. Cursos de moda para iniciantes e para profissionais que desejam dar up grade em sua carreira.

Saiba mais:

+ Design de Estamparia Digital

+ Curso de Design de Moda

+ Curso de Corte e Costura doméstico

+ Curso de Corte e Costura Industrial

+ Curso de Modelagem Geométrica Industrial

Enviar Comentário