Modelagem Industrial

Conheça a profissão Designer de Estampas

4 min (tempo estimado de leitura)

A tecnologia está presente em praticamente todos os setores e atividades. Sejam para construir uma ponte ou tomar um simples cafezinho expresso, as inovações trouxeram inúmeros benefícios para a sociedade. No âmbito das artes e em trabalhos em que a matéria-prima é a criatividade não foi diferente. Programas gráficos voltados para desenhos e tratamento de imagens se transforam nas principais ferramentas de muitos profissionais.

A união entre arte e tecnologia gerou frutos preciosos como a criação de algumas ocupações. O designer é uma profissão que exemplifica muito bem este novo universo e permitiu especializações como o designer de superfície e de estampa, voltados para o mercado de estamparia têxtil digital.

Apesar da indústria têxtil produzir seus artigos em massa, a procura da arte final das roupas está cada vez mais voltada para a personalização e exclusividade. É nesta realidade que os novos profissionais fazem a diferença, descobrindo tendências e oferendo aos clientes novas opções com cores e estampas bem transadas.

O que faz um Designer de Estampas?

Esse profissional trabalha com a criação de imagens bidimensionais para serem utilizadas nas mais variadas superfícies, embora sua atuação esteja mais ligada à área de moda. Vendo de uma maneira mais rasa, pode-se imaginar que se trata de um desenhista ou ilustrador, mas suas competências precisam estar alinhadas com outros pontos como a textura e o material que a imagem será aplicada.

Por exemplo: se uma confecção quer produzir vestidos, o Designer de Estampas, além de criar a imagem que será replicada em toda a peça, deverá se preocupar em qual tipo de tecido a imagem será aplicada e a técnica empregada no processo para não interferir no colorido. O mesmo ocorre se a imagem for utilizada em um objeto ou outro tipo de objeto. Sua atuação em todas as etapas do projeto garante a qualidade do produto até chegar ao consumidor.

São atribuições do Designer de Estampas:

Saber o material que será aplicada a imagem;

Conhecer as técnicas utilizada para transferir a imagem;

Criar a imagem;

Definir as cores;

Aplicar a textura apropriadamente;

Buscar soluções estéticas para o projeto.

A criatividade é fundamental sim para um designer de estampas, pois é um único diferencial de seu trabalho em relação ao trabalho de milhares de outros designers. Porém se você não se considera criativo, não entre em pânico. Saiba que a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida, e que inclusive os bons cursos de Design de Estampas vão aflorar sua habilidade de criação.

A Faculdade da Costura oferece o curso de Estamparia Digital, o objetivo principal do curso é possibilitar o aluno entender o processo da estamparia desde interpretar as necessidades de seus clientes ao conhecimento de técnicas e criação dos elementos autorais, desenvolvendo a criatividade na área da Estamparia e Design Têxtil.

Como se tornar um designer têxtil

Trabalhar como designer têxtil é uma carreira que você pode iniciar como freelancer. Ter contatos e referências é um aspecto que também soma pontos neste sentido. Porém, uma atribuição muito importante de quem trabalha com design de estampas é estar sempre estar conectado.

Estar antenado em tendências e moda, pensar para a frente, acompanhar as redes sociais e estar sempre em busca de inspirações pode te ajudar a explorar ao máximo a sua criatividade. Além disso, ter noção de cores, termos técnicos e entender os processos de impressão também é importante.

Ter esses atributos pode fazer com que você sinta-se mais confiante para entrar no mercado de trabalho. Porém, conhecimento nunca é demais, e por isso, também é imprescindível dominar ferramentas como o Adobe Photoshop e o Illustrator.

Quanto ganha um designer têxtil

Ao iniciar neste tipo de trabalho, principalmente se for atuar como freelancer, é preciso ter em mente que será necessário abdicar de algumas coisas e dedicar dias e horas aos seus projetos de design têxtil.

Para conquistar clientes e fazer com que eles apostem em seu trabalho, construa um portfólio com suas estampas e com os padrões que criou, para fazê-los entender qual é o seu estilo.

Entenda, que quanto mais você se dedicar e mais clientes conquistar, mais conhecido irá se tornar, sendo uma referência no ramo e podendo, consequentemente, cobrar a mais por isto e consolidar uma trajetória de sucesso na área do design, tornando isso a sua profissão efetivamente.

A vantagem de investir no trabalho free é poder construir o seu ritmo e optar pelos melhores horários, no espaço de sua casa, tendo como principal investimento um computador de boa performance e que atenda a sua demanda.

Se optar por trabalhar como empregado em uma agência de design ou empresa do setor têxtil/moda o salário varia de R$ 1900,00 à R$ 5000,00.

Conclusão

Se você é interessado, criativo e está sempre atento às novidades, a profissão de designer têxtil pode ser uma escolha de sucesso. Como em qualquer área, é com um passo de cada vez que se pode consolidar uma carreira com credibilidade, sabendo sempre, atender prazos e conseguir suprir as demandas.

A moda é algo em constante evolução, e por isso, pensar sempre a frente do seu tempo é requisito básico neste tipo de trabalho. Da mesma forma, é o conhecimento: por ele ser mutável, você deve estar disposto para viver em constante aprendizado.

Mesmo assim, nada é tão difícil se você tiver força de vontade e coragem. Está esperando o que para começar e fazer seu curso de Estamparia Digital na Faculdade da Costura.

Gostou? Conheça os cursos da Faculdade da Costura.

+ Design de Estamparia Digital

+ Curso de Design de Moda

+ Curso de Corte e Costura doméstico

+ Curso de Corte e Costura Industrial

+ Curso de Modelagem Geométrica Industrial

Enviar Comentário