Costura iniciante

Dicas como escolher uma máquina de costura.

8 min (tempo estimado de leitura)

Uma das dúvidas mais recorrentes de quem está começando a costurar é qual a máquina de costura mais indicada para cada tipo de trabalho. Seja para iniciantes no universo da costura ou para profissionais, decidir entre as várias possibilidades pode ser uma tarefa difícil. Fazer barra, arrumar defeitos, colocar botões ou criar algo novo. Uma boa máquina de costura dá a possibilidade de otimização de tempo, acabamento de qualidade e até de soltar a imaginação na confecção de uma peça nova.

Mas para quem é iniciante, muitas funcionalidades podem ser uma armadilha. Por isso é importante saber escolher a melhor máquina de costura para iniciantes. Dentre elas temos as máquinas de costura mecânica e eletrônicas, mesmo as duas utilizando energia elétrica para o seu funcionamento, a forma como é feito o uso muda um pouco.

Mulher morena de cabelos pretos, sentado em frente a uma máquina de costura e costurando. Imagem mostrando ela mostrando o look que confeccionou.

Nas máquinas eletrônicas você vai encontrar mais facilidade de encontrar os comandos, funções etc. Isso porque, o aparelho possui um painel em que é possível selecionar o tipo de ponto que você deseja, por exemplo. Além disso, esse tipo de máquina normalmente possui uma maior variedade de pontos que as mecânicas.

Contudo, as máquinas de costura mecânicas tem uma potência de motor maior que suporta trabalhos em tecidos mais pesados como jeans. Apesar desse tipo de máquina ser mais difícil de utilizar e não ter tanta variedade, é uma ótima opção para acabamentos de roupas, por exemplo.

Como escolher uma máquina de costura

As máquinas de costura eletrônicas oferecem uma maior facilidade para iniciantes. Mas para escolher a sua é preciso levar em consideração para qual finalidade você deseja utilizar o objeto. Além de outros critérios como:

Quais os recursos essenciais para você?

Você prefere máquinas com braço livre ou base plana?

Qual o seu nível de costura;

Os tipos de tecido que a máquina suporta;

Se a quantidade de funções (pontos, velocidade, casa de botão) da máquina atende às suas necessidades;

Qual será a frequência de uso;

Se o aparelho tiver um local fixo, precisará ser transportado.

Com base nessas e outras perguntas, a Singer Brasil desenvolveu vídeo muito bacana “Qual a Singer ideal para mim?” no qual você encontra auxílio para escolher a máquina perfeita para desenvolver o seu trabalho da melhor forma.

https://www.youtube.com/watch?v=xdTfApR1xcE

Fique atento às marcas de qualidade

Por mais que não seja uma lei, marcas renomadas e com tradição de mercado tendem a oferecer melhores equipamentos.

Para iniciantes as marcas a Singer, a Brother e a Janome são exemplos de nomes que conquistaram o mundo quando o assunto é máquina de costura, graças ao tempo de existência e a qualidade dos aparelhos.

Singer

Uma marca americana que está no mercado desde 1851 com uma quantidade de produtos extensa e variada.

A Singer também é conhecida como a primeira empresa a produzir máquinas de costura caseiras, práticas e otimizadas, abrindo a possibilidade de confeccionar peças em casa.

Brother

Fundada em 1908, a Brother é um marca japonesa querida e reconhecida por desenvolver máquinas utilizando alta tecnologia e entregando qualidade às pequenas, médias e grandes confecções.

Janome

Outra marca japonesa especializada em máquinas de costura, fundada em 1921 e considerada, atualmente, um sinônimo de inovação e de qualidade.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre qual a melhor máquina de costura para iniciantes não deixe de fazer sua matrícula para o curso de corte e costura iniciante na Faculdade da Costura.

O curso de corte e costura básico iniciante é a solução para quem não possui conhecimento em costura, mas quer muito aprender a fazer suas próprias roupas, aprendizado prático, o aluno apreende a operar máquina de costura, interpretar moldes, modelagem, corte e costura em saia, blusa, vestido, calça, camisa, blazer, masculino e infantil.

Enviar Comentário