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Dicas Para Escolher um Fornecedor de Moda

3 min (tempo estimado de leitura)

Se você trabalha com revenda de vestuário, presta algum serviço ou até mesmo confecciona, já deve ter se deparado com algumas dúvidas na hora de escolher um fornecedor. Perguntas como, “será que esse fornecedor é confiável”, “será que meu cliente vai gostar deste produto”, “eles vão cumprir o prazo de entrega prometido”, dentre muitas outras. Pois é, agora perguntamos, você possui critérios claros e precisos quanto a seleção destes fornecedores? Independente do tamanho de sua confecção ou ateliê, se a sua resposta for não, acho que este post vai te ajudar a melhorar este processo que é tão importante para o sucesso do seu empreendimento. Veja o que preparamos abaixo:

1. Entenda o seu público-alvo

Em um primeiro momento, essa dica pode parecer batida. Mas, na verdade, é o primeiro passo para escolher um fornecedor de moda verdadeiramente adequado ao seu negócio.

Sem conhecer as necessidades de seus clientes, não poderá suprir suas dores. Como consequência, vender será mais difícil. Portanto, considere as seguintes questões:

  • faixa etária;
  • gênero;
  • faixa de renda;
  • interesses.

2. Saiba o que está procurando

Neste ponto, você já entende profundamente o seu público-alvo e sabe exatamente que produto vai vender, certo? Porém, será que você parou para pensar nas características que está buscando? É preciso refletir sobre uma série de questões para encontrar o fornecedor ideal, como por exemplo:

  • distância física do fornecedor;
  • qualidade;
  • preço;
  • custo do frete;
  • prazos;
  • formas de pagamento e entrega;
  • capacidade de fornecimento.

3. Peça referências antes de escolher um fornecedor de moda

Você deve ter pesquisado nos mecanismos de busca ou até mesmo participado de eventos para conhecer novas empresas e escolher um fornecedor de moda. Mas, antes de bater o martelo em sua escolha, é essencial reunir algumas referências sobre as empresas em questão.

Pesquise sobre as organizações, busque seu histórico de vendas e dados sobre a reputação. Será que essa empresa honra com os seus compromissos e não vai te deixar na mão em um momento importante? Isso pode te poupar de uma grande dor de cabeça no futuro.

Lembre-se de não depender de apenas um fornecedor, negocie sempre com pelo menos dois. Um bom fornecedor deve manter uma relação de parceria com a sua empresa.

4. O Tripé Básico na Seleção de Fornecedores: Preço | Qualidade | Entrega

Aqui começo pelo óbvio. Chamamos estes três elementos de tripé, pois é por conta deles que seu comercio vai ficar de pé. O preço dos produtos do seu fornecedor precisa ser justo para você colocar sua margem, a qualidade precisa ser claramente percebida pelos clientes e a entrega tem que estar dentro do prazo que você precisa desta mercadoria.

5. Este Fornecedor Acompanha as Tendências?

Não basta apenas pesquisas na internet. É preciso saber o que é tendência , para que, a partir desta informação você selecione o fornecedor com maior alinhamento em resposta a estas tendências.

VISITE FEIRAS E EVENTOS DO SEU SEGMENTO

Para saber o que de fato é tendência você precisa visitar feiras de negócio, eventos que falam sobre o segmento em que você atua, etc. Hoje, sabermos coisas como a cor do ano, itens que estão na “moda”, etc…são coisas básicas e fundamentais para nos manter competitivos.

IMPORTANTE: Alinhe as tendências ao seu público. Uma coisa que pode ser tendência para uns, certamente não será para outros. Em cidades menores por exemplo, o que é moda nas capitais leva um tempo para se adaptar ao interior. Entenda isso para não errar na hora da compra.

6. Encontre um Parceiro e não um Fornecedor apenas!

O seu fornecedor precisa atuar como um parceiro e não apenas como um mero fornecedor. Isso pode ser medido principalmente pelo serviço que ele presta a você. O produto pode ser bom, mas se você tiver alguma dúvida, ou ocorrer algum problema no processo de entrega, ele precisa estar disponível e ser rápido na resolução do seu problema. Se você envia um e-mail solicitando alguma informação comercial por exemplo, e a empresa leva mais que um dia para te responder, é provável que esta empresa não tenha um bom nível de serviço. Ela terá boas chances de atrasar na entrega do seu produto, e se neste meio tempo você tiver algum problema, provavelmente a resolução do mesmo será trabalhosa.

7. O Quanto Ele Inova?

A inovação abrange diversos aspectos e áreas de uma empresa, porém aqui estou me referindo especificamente aos produtos. Diversas empresas de vários segmentos que não inovam e ficam sem mudar sua linha de produtos por anos. É importante você saber de quanto em quanto tempo seu fornecedor renova sua linha de produtos e assim que esta data chegar, caso ele não te avise, solicite você mesmo a nova linha de produtos.

8. Seja Organizado!

Não adianta nada você saber tudo se não consegue organizar as informações e usá-las de forma inteligente. Utilize planilhas e monte tabelas com os fornecedores e cada um dos pontos que abordamos aqui.

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