Planejando a Coleção: Escolhendo os tecidos

No trabalho de criação de uma coleção, é fundamental que um designer de moda pesquise e entenda quais são as propriedades dos tecidos e a melhor maneira de utilizá-los em uma roupa.

Nos dias de hoje encontrar estilistas que criam suas coleções a partir dos tecidos pesquisados é mais comum do que encontrar designers que desenvolvem tecidos ou procuram tecidos para transpor ideias pré concebidas.

Além da beleza do tecido, vários outros pontos devem ser considerados pelo designer de moda no momento deste profissional fazer a escolha do tecido, como a durabilidade e a função do tecido, custo, verificar se ele está de acordo com o público alvo, estação e clima. O fator principal é se ele fará jus a união visual da coleção, através de questões estéticas, as cores e as tendências, as padronagens, as texturas, o nível e o gênero de mercado. Outros pontos importantes são: a modelagem, o volume, a estrutura e a elasticidade do tecido.

No livro Inventando Moda, Doris Treptow destaca que, atualmente, a escolha do tecido depende de outras questões, além da preferência estética do designer. Segundo ela, é importante considerar a adequação do tecido à peça que se pretende produzir e o seu custo, pois a matéria-prima é o principal elemento formador de custo dos artigos de vestuário.

Amostras de tecido/Crédito da imagem: Reprodução

Testes de variação dimensional, solidez de tingimento, costurabilidade e caimento também devem ser realizados em amostras do tecidos escolhido antes de iniciar a produção.

O livro traz as informações que os designers devem anotar quando trabalham com a pesquisa e coleta de tecidos para futuras coleções. São elas:

– Nome ou referência do tecido;

– Nome do fabricante;

– Composição (percentual da fibras, para etiquetas de identificação);

– Largura (dado importante para o cálculo do encaixe);

– Gramatura do tecido;

– Rendimento (metragem por quilo, principalmente para malhas, pois estas são comercializadas pelo peso e não pela metragem).

Fonte: Inventando Moda

 

Gostou das Informações?

Para o ano de 2019 a Faculdade da Costura vem com muitas novidades de cursos.                                                               Venha criar sua moda na Faculdade da Costura, oferecemos cursos de modelagem, costura e desenho. São cursos        para iniciantes e profissionais que buscam aprimoramento.

Saiba mais: (34) 3214 6566 / whats 34 9 9763 8369

Nos acompanhe pela redes sociais:

Facebook:  https://www.facebook.com/faculdadedacostura

Instagram: https://www.instagram.com/faculdadedacostura/

by Faculdade da Costura on 05 de Dezmebro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *